Sua imobiliária já

utiliza assinatura

eletrônica nos

contratos

de locação?

 

Quem Somos

Contato

Login

Olá, me chamo Eduardo Barcellos, CEO da Sohtec, e antes de falar sobre o uso da assinatura eletrônica em contratos de locações imobiliárias, é importante entendermos que não podemos mais ignorar que a tecnologia mudou a forma como consumimos produtos e serviços. Segundo estimativa da FGV, cada brasileiro conta, em média, com dois dispositivos conectados, entre smartphones, tablets e computadores, até o fim de 2019 o número destes aparelhos digitais poderá chegar a 420 milhões.

 

Considerando os dados acima, e um mundo cada vez mais acelerado e incerto, o resultado é que barreiras entre o online e offline deixaram de existir no mercado como um todo, e o setor imobiliário não é exceção.

 

Como aproveitar as tendências tecnológicas a favor da sua imobiliária?

 

A Sohtec é a primeira plataforma com tecnologia pensada para que a experiência de locação online da sua imobiliária, e a relação com seu cliente, seja ainda mais rápida e segura, desde o primeiro contato do seu cliente, seja em loja física, site ou portais, até o fechamento do contrato com assinatura eletrônica.

 

Com grande experiência no mercado de locações imobiliárias e tecnologia própria, também somos parceiro DocuSign©, presente em 188 países, e que possui mais de uma década de história na criação de soluções com força legal no Brasil.

 

Qual a importância de contar com assinatura eletrônica na sua imobiliária?

 

A assinatura eletrônica é uma solução que simplifica muitos processos burocráticos, oferece agilidade, segurança e redução de custos.

 

Sabemos a burocracia que envolve a formalização de um contrato de locação de forma tradicional, pois é preciso coletar assinaturas de todas as partes, isso consome muito tempo, custos com papel em suas múltiplas vias, transporte de documentos até os signatários, idas em Tabelionatos, armazenamento em ambientes físicos nem sempre apropriados e seguros, e o tempo dos agentes de locação, que poderiam estar executando ações estratégicas para gerar mais valor ao negócio, ou concentrando energia no aumento da carteira da empresa.

 

O uso da assinatura eletrônica e a digitalização dos contratos é uma forma de simplificar consideravelmente o trabalho, os custos e os esforços de uma atividade muito burocrática.

 

 

Validade jurídica dos contratos de locação com assinatura eletrônica

 

A validade da assinatura eletrônica é determinada pelo artigo 10 da Medida Provisória 2.200-2, do Código Civil Brasileiro. No entanto, Existe ainda inúmeros direcionamentos jurisprudenciais que reforçam que um documento, certidão ou declaração assinados eletronicamente possuem a mesma validade legal de outro autenticado de forma manuscrita.

 

Neste sentido, nos ensinam julgados como o do Processo 00315-2009-002-18-00-8, do TRT da 18ª Região (sobre a validade do peticionamento assinado eletronicamente), e a APC 20150110535512, do TJ-DF, que comprova a existência de obrigações decorrentes da concordância do sujeito por força de assinatura eletrônica.”

 

“Vale destacar que a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/1991) confere flexibilidade ao contrato (que pode ser inclusive verbal), não fazendo qualquer proibição quanto aos meios eletrônicos de assinatura.

 

Maior segurança na locação imobiliária

 

Um dos principais desafios em relação a contratos imobiliários é a sua segurança.

Os riscos e a fragilidade de estelionato em uma firma manuscrita são muito grandes. Os contratos imobiliários eletrônicos, por sua vez, são abundantes de recursos de segurança que dificultam extremamente quaisquer tipos de fraudes, como endereço de e-mail dos signatários, certificados digitais ICP Brasil, endereços de IP dos signatários, geolocalização, cadeia de custódia (ou seja, quem enviou, visualizou, assinou), entre outros.

 

Nenhuma via de um contrato invalidada fica nas mãos de alguma das partes, se o texto é alterado, as assinaturas do documento digital são imediatamente invalidadas e, mesmo agindo de má fé, não será possível que nenhum dos envolvidos utilize o contrato para algum tipo de crime.

 

Quando se leva em consideração outras ameaças, a segurança do digital sobre o físico também é maior. Contratos imobiliários podem ficar décadas armazenados em arquivos, onde estão em constante risco de, por exemplo, serem danificados por mofos, traças, cupins ou até mesmo um incêndio e alagamentos.

 

Com um sistema totalmente digital na nuvem, os arquivos da empresa ficam espalhados em servidores descentralizados pelo mundo. Mesmo se em algum lugar houver uma catástrofe, a sua integridade será preservada.

 

Respeito ao meio ambiente

 

Pesquisa feita pela Época Negócios, mostram que 74% dos brasileiros preferem fazer negócios com empresas sustentáveis. Eliminar o papel dos processos por meio da assinatura eletrônica mostra aos seus possíveis clientes, a preocupação da imobiliária em contribuir para um mundo corporativo que não agrida a natureza, repercutindo positivamente em sua reputação.

 

Acredito que este material deixou você inclinado oferecer mais agilidade aos seus clientes, certo? Então, entre em contato com nossa equipe e conheça as inúmeras Imobiliárias que já estão se beneficiando com a Sohtec, e como podemos ajudar a sua empresa na otimização de rotinas comerciais, desburocratização de processos, transformação digital e muito mais!

 

© sohtec.

PORTO ALEGRE / RS

RIO DE JANEIRO / RJ

FLORIANÓPOLIS / SC

Termos de Uso e Política de Privacidade

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Potencialize seus negócios, peça uma demonstração.

A internet

mudou tudo

Se adaptar a mudanças é essencial para sobreviver no mercado imobiliário.

Sua imobiliária

já utiliza

assinatura eletrônica nos

contratos

de locação?